
O Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou, na última segunda-feira, 12, a abertura da XV Semana de Acolhimento (Salag), que integra a programação da Semana de Acolhimento de toda a Universidade. A abertura contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap/UFS) Eduesley Santana, do diretor Makson Oliveira e do vice-diretor Luis Felipe Souza.
Também integraram a mesa: a representante dos docentes e chefe do Departamento de Educação em Saúde, professora Rosiane Dantas; a representante dos técnicos-administrativos em educação (TAE), a odontóloga Katielma Nascimento; o representante dos funcionários terceirizados, José Ailson de Santana; e a representantes dos discentes, Yngreed Libero, do curso de Enfermagem.
O pró-reitor da Posgrap, Eduesley Santana, que tem histórico com o campus Lagarto — foi professor do Departamento de Enfermagem e segue como docente do PPGCAS —, destaca que a graduação é um excelente momento para integração. “Eu ainda lembro quando estava nessa fase de entrada na Universidade. Minha história com a UFS já havia começado com o Colégio de Aplicação. É uma fase de muitas oportunidades, muito ricas e diversas. Meu conselho é que vocês aproveitem cada uma delas”, observa.
O diretor do campus, professor Makson Oliveira, destacou o empenho da equipe na construção do evento. “A comissão trabalhou com muito carinho para planejar cada um desses momentos e dessas ações, tudo pensado para que os estudantes tenham esse acolhimento e conheçam o campus”, avalia.

O vice-diretor, professor Luis Felipe Souza, abordou o perfil acolhedor do campus Lagarto. “Vocês, calouros, já sabem que entraram numa grande família, que acolhe e também desafia. Esse é o espírito desse campus, pois a Universidade não é feita somente de estrutura física, mas principalmente de gente”, pontua.
Foi pensando nessa abordagem que a Comissão planejou a Semana de Acolhimento. O coordenador, técnico em assuntos educacionais Vando Soares, destacou a integração dos alunos. “Esse ano, especialmente, pude perceber a participação muita ativa dos alunos, em momentos como a apresentação cultural, por exemplo. E nossa ideia é mesmo que eles estejam à vontade, pois não só nessa semana, mas também depois, nosso objetivo é entregar um ambiente acolhedor e propício para a jornada de estudos”, observa.
O início da vida universitária traz momentos de muita novidades e perspectivas. Tem sido assim para a aluna caloura Ana Clarissa Figueiredo, do curso de Nutrição. “Eu estou com expectativas muito boas, acho que vai ser muito legal estudar num campus de saúde. E sobre o meu curso também, tenho interesse em muita coisa e já acho que quero trabalhar com Nutrição Esportiva, considero uma área muito boa”, conta. O estudante Kaique Santos, que está entrando no curso de Farmácia, também relatou seu momento. “Estou um pouco ansioso para conhecer mais pessoas, fazer amizades logo e também para as metodologias ativas, já que nunca tive contato”, conta.

As metodologias ativas estão entre os assuntos abordados na XV Salag, que conta com apresentações culturais, atividades dos departamentos de ensino e setores administrativos, além das noites do jaleco de cada curso e participação dos centros acadêmicos e atléticas do campus.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto