
As tarifas do transporte intermunicipal de passageiros em Sergipe foram reajustadas em 15,98%. A nova tabela de preços, aprovada pelo Conselho Estadual de Transportes, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 22 de abril, e já está em vigor.
Segundo o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER/SE), o aumento foi calculado com base em uma planilha que atualiza os custos operacionais. O estudo levou em consideração os gastos das cooperativas ao longo dos últimos três anos — período em que não houve qualquer reajuste — e apontou fatores como o aumento de 37% no valor dos veículos, reajustes salariais e elevação nos custos de manutenção.
O último reajuste havia ocorrido em 2022, quando o acréscimo foi de 20%. Atualmente, cerca de 600 veículos operam em mais de 120 linhas intermunicipais que ligam os 75 municípios sergipanos. Apesar da correção nos preços, o DER afirma que as tarifas em Sergipe continuam sendo as mais econômicas da região, com valores até 28% inferiores aos cobrados em estados vizinhos como Alagoas e Bahia.
O órgão destacou ainda que o reajuste foi pactuado entre o Governo do Estado e representantes das cooperativas, com o intuito de preservar a sustentabilidade do sistema e garantir a continuidade da prestação dos serviços com qualidade.
Com o novo reajuste, o Conselho Estadual de Transportes também determinou a realização de cursos de capacitação para condutores sobre temas como atendimento humanizado e inclusão de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A comprovação da capacitação exigida para condutores deverá ser apresentada no momento da renovação do curso de Condutor Coletivo de Passageiros.
Por LagartoComoEuVejo.com.br
