A partir do próximo dia 22 de abril, as tarifas de energia elétrica terão reajuste para cerca de 892 mil clientes atendidos pela Energisa em 63 municípios sergipanos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a Aneel, o reajuste varia conforme o perfil do consumidor. Para os clientes residenciais, classificados no Grupo B, o aumento médio será de 6,69%. Já para os consumidores de média e alta tensão — como indústrias e grandes comércios, do Grupo A — o reajuste médio será de 8,10%.
O efeito médio do reajuste para todos os clientes da Energisa Sergipe será de 7,00%.
O que compõe o reajuste?
O cálculo das tarifas segue regras contratuais definidas pela Aneel. Entre os fatores que influenciaram o aumento deste ano, os custos não gerenciáveis pela distribuidora, conhecidos como Parcela A, foram os principais responsáveis. Esses custos, que incluem encargos setoriais, representaram um impacto de 4,97% no reajuste.
Já a Parcela B, que representa os custos da própria distribuidora — como operação, manutenção e investimentos — teve impacto de 2,30%.
Para onde vai o valor pago na fatura?
De acordo com a Energisa Sergipe, apenas 28,8% do valor cobrado na conta de luz fica com a distribuidora. O restante é repassado a geradoras e transmissoras de energia, além de tributos e encargos cobrados pelo governo.
LagartoComoEuVejo.com.br