Durante o patrulhamento na região de Umbaúba, a equipe do Carcará, vinculada ao Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI), recebeu um chamado da Delegacia de Polícia Civil de Cristinápolis. A notificação indicava que um grupo de indivíduos criminosos, a bordo de um Renault Duster de placa OAN-2C58, dirigia-se à localidade do Abaís, em Estância, com a intenção de perpetrar homicídios contra uma facção rival. O grupo era considerado de extrema periculosidade e já estava sob investigação no âmbito da operação “Cítrus”, deflagrada em 21 de janeiro de 2025, sendo que 02 (dois) deles possuíam mandados de prisão em aberto, enquanto o terceiro indivíduo era egresso do sistema prisional. Os indivíduos de alta periculosidade, o G.S.D.M., K.P.M. e J.M.S.N., estavam sob investigação por uma série de delitos na região de Cristinápolis, incluindo roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo e um homicídio ocorrido em Rio Real, na Bahia.
Com base nas informações recebidas, as equipes policiais iniciaram diligências na área, visando evitar a consumação do ato criminoso. Ao se deslocarem por uma estrada de terra, os agentes avistaram o veículo em questão, estacionado em uma garagem. Com isso, após a aproximação da residência onde o carro estava parado, a equipe se identificou como força policial, mas foi surpreendida por disparos provenientes de indivíduos armados, segundo os quais entraram em confronto contra os policiais.
Diante da situação de grave perigo iminente à integridade física dos policiais, foi necessária a utilização da força, de forma proporcional e necessária, para conter a agressão e neutralizar a ameaça, visando repelir a injusta agressão praticada pelos criminosos. Ato contínuo, os suspeitos foram encaminhados com celeridade até o Hospital Regional de Estância na tentativa de salvar suas vidas e garantir a prestação do socorro adequada. Contudo, apesar dos esforços empreendidos, os indivíduos não resistiram aos ferimentos e evoluíram a óbito.
A área foi devidamente isolada e a perícia criminal foi acionada para realizar os procedimentos investigativos. Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo, além de uma quantidade de drogas condicionadas em 02 (Dois) tabletes análogo à maconha dentro do veículo Renault Duster. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Plantonista, a fim de que as medidas cabíveis fossem implementadas.
Fonte SSP/SE