Um boto-cinza (Sotalia guianensis) foi encontrado morto na praia do Abaís, no município de Estância, litoral sul de Sergipe. Este é o 15º registro de golfinhos mortos no estado nos últimos nove meses, conforme divulgou nesta quarta-feira, 22, a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). A situação acende o alerta para a conservação da espécie, considerada “Vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
De acordo com a FMA, 14 dos 15 animais encontrados mortos pertenciam à espécie boto-cinza, que habita estuários e águas costeiras rasas. Esses ambientes, utilizados como áreas de alimentação, reprodução e refúgio, tornam a espécie vulnerável a ameaças como poluição, degradação ambiental e emalhe em redes de pesca.
Entre os sete animais que passaram por necropsia, seis tiveram como causa da morte confirmada o emalhe em artefatos de pesca. A fundação destacou a gravidade da situação, especialmente pela perda de exemplares jovens. “Em três desses animais foi possível estimar a idade, variando de seis a nove anos. Como a espécie pode viver mais de 30 anos, a morte precoce reduz o número de indivíduos em idade reprodutiva, agravando o declínio populacional em Sergipe”, informou a FMA.
A instituição também reforçou a importância do resgate e monitoramento de mamíferos marinhos para mitigar as ameaças à espécie. Além disso, fez um apelo para que a população contribua com denúncias ou pedidos de resgate, que podem ser realizados pelo telefone (79) 99130-0016.
LagartoComoEuVejo.com.br