Os fortes chuvas em Lagarto na tarde desta terça-feira (14) causaram diversos transtornos e prejuízos para motoristas e residentes. Foram registrados diversos pontos de alagamentos, quedas de muro e postes da rede elétrica, veículos submersos e até mesmo a inundação completa de uma residência.
Começando pelos alagamentos, não podemos deixar de mencionar a Avenida Sindicalista Antônio Francisco da Rocha, que a cada chuva forte se transforma em um verdadeiro lago, deixando veículos quase submersos. Na chuva de hoje, dois carros ficaram ilhados. Populares se mobilizaram e conseguiram retirar os veículos da área alagada, mas o prejuízo para os condutores foi significativo. Esse problema persiste há muitos anos, mas ainda não foi solucionado pelo poder público municipal.
Outro ponto crítico é em frente à Clínica Maroto. Antes mesmo da duplicação da Avenida Contorno, o local enfrentava inundações constantes que bloqueavam o trânsito. Apesar da obra de duplicação, a drenagem continuou ineficiente, demonstrando um mau uso dos nossos impostos.
Na região da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sempre que chove forte, transforma-se em um verdadeiro rio. Um vídeo registrou o momento em que um homem tenta segurar motos que estavam sendo arrastadas pela enxurrada.
No Loiola, o canal transbordou. Apesar de uma limpeza recente realizada pela Prefeitura de Lagarto, não foi suficiente para dar vazão à água, que ainda invadiu algumas residências.
A partida entre Barra x Lagarto, que aconteceria às 20h desta terça-feira, foi cancelada. O Estádio Barretão ficou alagado, impossibilitando a realização da partida, somado às ruas alagadas na região.
Mudando para outra situação, o muro do Colégio Laudelino Freire desabou em dois pontos. Em um desses locais, o muro atingiu um poste da rede elétrica, provocando a interrupção no fornecimento de energia na região. Felizmente, não houve registros de feridos, apenas danos materiais.
Por fim, no bairro Matinha, uma residência foi completamente invadida pela água, que derrubou o muro do quintal e arrastou móveis e objetos internos, além de destruir o portão da frente. Devido à gravidade da situação, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Segundo informações, não havia ninguém em casa no momento.
Esses foram apenas alguns dos casos das inundações e danos materiais registrados hoje, que destaca a necessidade urgente de melhorias nas estruturas de drenagem e manutenção urbana em Lagarto, que frequentemente enfrenta os impactos das fortes chuvas. A implementação de uma drenagem mais eficiente poderia reduzir significativamente esses transtornos e mitigar os prejuízos causados pela água acumulada em diversos pontos da cidade. Veja todos os vídeos em nosso Instagram @LagartoComoEuVejo.
Conforme as últimas informações, a Defesa Civil Estadual e equipes do Corpo de Bombeiros estão a caminho do município de Lagarto após solicitação da prefeitura. Assistência prontamente atendia pelo Governo do Estado.
Por José Pedro, LagartoComoEuVejo.com.br
Homem tenta segurar motos em frente a Secretária Municipal de Saúde
Muro do Colégio Laudelino Freire desabou
Trecho da SE-270 alagado
Residência invadida pela água no bairro Matinha
Populares ajudando a tirar os veículos que ficaram ilhados no alagamento
Canal do bairro Loiola