Nos últimos dias, moradores de Lagarto relataram o recebimento de mensagens fraudulentas que ameaçam a suspensão da habilitação em casos de supostas multas não pagas. Esse artifício aumenta o medo e a urgência, levando muitas pessoas a tentarem efetuar o pagamento rapidamente, sem verificarem a veracidade da cobrança.
As mensagens, enviadas diretamente para os celulares das vítimas, incluem o símbolo do Governo Federal e tentam simular notificações oficiais. O texto menciona uma multa, alegando que, caso não seja paga, a carteira de habilitação do destinatário será suspensa.
Apesar de conterem erros evidentes — como informações incoerentes sobre valores de multas e penalidades —, as mensagens enganam muitas pessoas pela aparência de autenticidade. Os relatos indicam que as vítimas só não realizaram o pagamento porque houve erro durante a tentativa, então, posteriormente, procuraram o órgão de trânsito municipal para tirar dúvidas e constataram se tratar de um golpe.
Os golpistas exploram a falta de informação de alguns moradores e o medo de perder a habilitação para obter o pagamento. É essencial que todos fiquem atentos a mensagens suspeitas e evitem realizar qualquer tipo de pagamento sem antes verificar a veracidade da cobrança.
- Verifique a origem: Mensagens enviadas por SMS ou WhatsApp exigindo pagamentos devem ser encaradas com desconfiança.
- Consulte canais oficiais: Use o site do Denatran ou aplicativos oficiais do órgão para confirmar a existência de multas.
Se você ou alguém que conhece recebeu mensagens como essa, compartilhe este alerta. A prevenção é a melhor forma de proteger a comunidade de prejuízos.
Por José Pedro, LagartoComoEuVejo.com.br