Na tarde da última segunda-feira, 26, a prefeita Hilda realizou a entrega de mais um importante marco para Lagarto. A inauguração do monumento que homenageia as raspadeira de mandioca na nova rotatória celebra a tradição e a cultura agrícola do município, reforçando o compromisso da gestão com a valorização das raízes lagartenses.
O monumento, que destaca a figura da raspadeira de mandioca, simboliza o ofício manual passado de geração em geração, essencial para a produção da farinha, um dos pilares da culinária e economia locais. A obra se junta agora as estátuas de Silvio Romero, Laudelino Freire e a representação do grupo folclórico dos Parafusos. No local, ainda serão instalados mais dois monumentos significativos para a cultura lagartense.
Esse trabalho, desempenhado com dedicação pelas raspadeiras, contribui significativamente para manter viva a identidade cultural de Lagarto. “Esse monumento representa o esforço, a tradição e a importância da nossa cultura. É uma forma de eternizar o trabalho das raspadeiras de mandioca e reforçar o orgulho que sentimos das nossas origens”, afirmou a prefeita Hilda.