• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Mais de 150 alunos da rede pública estadual de ensino atingiram notas acima de 900 na redação do Enem 2023

Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 16, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a edição de 2023, não demorou para que técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) contabilizassem mais de 150 alunos que alcançaram notas acima de 900 pontos na Redação, todos oriundos das escolas públicas estaduais e do curso Pré-Universitário da Seduc. Desse total, oito pontuaram 980 até o fechamento desta edição.  A tendência é que estese números aumentem no decorrer da semana. A Seduc ficará atenta às novas atualizações de resultados dos alunos da rede pública estadual de ensino.

O aluno do Colégio Estadual Silvio Romero, Matheus Andrade, que também integra o Programa Pré-Universitário no Polo Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, diz sentir uma alegria imensa de conquistar este resultado na Redação do Enem. “O processo é árduo, mas tentei torná-lo leve no decorrer da preparação. Participei de todas as oficinas de redação do programa Pré-Universitário e também acompanhei todas as orientações da minha professora de português e redação, Caroline Oliveira. Hoje, estou feliz em saber que todo o meu esforço me trouxe esse resultado. Toda a minha família está feliz e emocionada! ”, comenta.

Continua após a publicidade..

A aluna do Polo Atheneu Sergipense do Preuni, em Aracaju, Mariana Andrade Lima, afirma que a sensação é de dever cumprido e que todos os momentos de estudos valeram a pena, apesar das dificuldades. “O processo de preparação, assim como qualquer momento de estudo, passou por altos e baixos. Nunca tive muita dificuldade com a escrita, então a redação deixava de ser uma obrigação e passou a ser um bom passatempo. Além disso, tive ótimas professoras de redação na minha trajetória que me ajudaram, ao máximo, a aperfeiçoar minhas falhas e conseguir sempre melhorar minhas notas. Imagino que para atingir uma boa nota não tem nenhum segredo, apenas treino, ou seja, treinem! Os erros devem ser sempre corrigidos para evitar cometê-los repetidamente. No mais, a persistência também é um ponto a ser levado em consideração”, destaca a jovem.

Além de Matheus e Mariana, também atingiram 980 pontos na Redação os estudantes: Ellen Mirian Rodrigues P. da Silva, do Centro de Excelência Prof. Paulo Costa; Sarah Cristina Resende Vieira, do Colégio Estadual Tobias Barreto; Anne Victória Evangelista Santos, do Colégio Estadual Tobias Barreto; Bárbara Ketllyn Cerqueira Fernandes, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense; Allyson Henrique, do Polo do Preuni Leonor Teles de Menezes; e Danny Kevellyn Santos, do Colégio Estadual Poeta José Sampaio.

Incentivo e engajamento

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destaca que o sucesso dos estudantes nas avaliações de redação do Enem é o sucesso da escola pública. “É resultado do compromisso dos nossos professores e equipes escolares que buscaram e buscam fazer a diferença para a educação pública e para o nosso alunado”, enfatiza o gestor.

Continua após a publicidade..

A diretora de Ensino Médio da Seduc, Isabella Santos, enfatiza que a rede pública de Sergipe se destaca a cada ano tanto nos resultados quanto na presença. “Este ano será mais um ano em que será possível celebrar a vitória dos nossos estudantes e da rede pública. Os resultados demonstram que a escola pública almejada pela sociedade e pelos estudantes é uma realidade e a cada ano as conquistas dos estudantes é a conquista da rede pública”, acrescenta.

A coordenadora do curso Pré-Universitário da Seduc, Gisele Pádua, explica que o resultado é um trabalho coletivo que envolve família, professores e gestores com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das habilidades dos alunos e torná-los protagonistas do próprio futuro. Ela explica que a nota da redação será utilizada pelos alunos na inscrição dos principais programas de acesso ao ensino superior, a exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com previsão de inscrição no período de 22 a 25 de fevereiro e resultado no dia 30 de fevereiro; o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), em data ainda a ser divulgado; e o Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrição de 29 de janeiro a 01 de fevereiro.

Para a articuladora de redação do Preuni, Danielle Neres dos Santos, hoje colhe-se os ‘frutos’ de um trabalho exitoso realizado em 2023. “Foram muitas ações como aulas de atualidades, oficinas de redação, revisões para que os estudantes do Preuni chegassem preparados para a escrita do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, de forma inovadora, em 2023, foi criado o grupo 900+ cujo objetivo era trabalhar e estimular os discentes para que pudessem atingir a nota 1000 na redação. O resultado desse grupo foi um sucesso, já que muitos alcançaram notas acima de 900 pontos. Temos a certeza de que as excelentes notas da redação contribuirão muito para aprovações dos estudantes”, conclui a professora.

Nota 1000

Com o tema ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’, 60 estudantes obtiveram nota 1000 em todo o Brasil. Deste total, três são estudantes sergipanos. Ainda não há confirmação de qual rede de ensino eles pertencem, se a rede pública ou a rede privada. Isso, ocorre porque o Inep, neste momento do certame, divulga as notas de forma individualizada. Para acessar o resultado do Enem 2023, basta acessar a Página do Participante https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

Deixe uma resposta