• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Deputado fala sobre busca por soluções para a falta d’água em Tobias Barreto

Buscar soluções para a falta de abastecimento de água no município de Tobias Barreto. Foi com esse objetivo que o deputado estadual Kaká Santos (União Brasil ) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira (6). Na oportunidade, o parlamentar pediu a suspensão do pagamento das taxas de água em três comunidades tobiense.

De acordo com o deputado Kaká Santos,  os moradores da comunidade Vila de Samambaia e os povoados Capitoa e Nova Brasília enfrentam dificuldades. “Nestas comunidades, o abastecimento de água tem sido precário. Em alguns casos, eles só tem acesso à água tarde da noite e apenas, no período de poucas horas”, explicou.

Continua após a publicidade..

Tendo em vista a solução do problema, houve uma audiência pública no Fórum de Tobias Barreto para tratar a falta de abastecimento de água.  “O encontro teve como objetivo  buscar um direcionamento  para a resoluções das demandas. O diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Santana, se sensibilizou com a problemática das comunidades e tem buscado soluções”, destacou o parlamentar Kaká Santos.

O parlamentar protocolou uma indicação pedindo a suspensão do pagamento da taxa de água para os moradores das três comunidades localizadas em Tobias Barreto. “Solicito o voto favorável dos meus colegas parlamentares, e peço à Agrese a  publicação de uma portaria que promova a suspensão do pagamento das taxas de água nestas comunidades”, destacou o deputado Kaká Santos.

Apartes

 Em aparte, o deputado Ibrain de Valmir (PV) declarou que a falta d’água também acontece no município de Porto da Folha. “ Trago relatos também de moradores de Porto da Folha. Lá, eles afirmam que as faturas chegam, mas ainda falta águas nas torneiras. Esperamos que com a realização do acordo para que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Parceria Público Privada (PPP) os sergipanos destes e outros municípios tenham mais água nas torneiras”.

Continua após a publicidade..

O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) declarou que a falta d’água é um problema enfrentado por muitos sergipanos há vários anos. “Pinhão, Carira e outros municípios não têm água. O importante é a água chegar na torneira do cidadão. É preciso enfrentar o problema e buscar soluções para resolver a vida dos sergipanos”.

Para a deputada Linda Brasil (PSOL) é importante tratar sobre o tema. “ Toda a população sergipana, mas principalmente, a que mora lá no sertão precisa  de investimentos em água. Essa problemática não é de agora. A Deso é uma das empresas públicas que mais dá lucro no Brasil.  E não se pode comparar questões de abastecimento de água a questões de abastecimento de energia. Algumas medidas devem ser tomadas de acordo com a realidade de cada local. Se houver a privatização da Companhia de Abastecimento, o Governo pode entregar a parte mais onerosa a uma empresa pública, que e justamente a captação de água”.

O deputado Chico do Correio (PT)  falou que. “O Governador Fábio Mitidieri é sensível a questão da água e tem buscado soluções. Mas, também é preciso dar um choque de gestão na Deso, e que coloque mais fiscalização na captação e distribuição d’água”.

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

Deixe uma resposta