• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Excesso de velocidade e embriaguez são as principais causas de acidentes com mortes no trânsito, revela Segurança Pública

Ações interferem tanto no tempo de reação, quanto na atenção do condutor ao trânsito

No trânsito, há condutas que impulsionam a chance da ocorrência de acidentes de trânsito com mortes. Dentre essas causas, estão o excesso de velocidade e a combinação de bebidas alcoólicas e direção de veículos. Nesse cenário de imprudência, as autoridades de trânsito alertam que as chances de acidentes com mortes no trânsito aumentam drasticamente.

E é diante desse cenário de alto número de acidentes fatais que a soldado Rayanne Gois, integrante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), destacou que, dentre as principais causas de mortes no trânsito está o excesso de velocidade. “Nós podemos relacionar, dentre as principais causas, a velocidade incompatível, isto é a condução em uma velocidade acima daquela permitida pela via”, revelou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do LCEV no WhatsApp

Esse excesso de velocidade impacta na capacidade de controle do veículo, o que resulta em acidentes no trânsito. “Consequentemente, diminui o tempo de reação do condutor e aumenta, inevitavelmente, a possibilidade e a probabilidade de ocorrência de acidentes, muita vezes fatais, pois essa velocidade é muito alta”, acrescentou a soldado Rayanne Gois reforçando o risco de morte atrelado à velocidade no trânsito.

Além da velocidade, outra causa dos acidentes fatais é o consumo de bebidas alcoólicas, assim como também evidenciou a soldado Rayanne Gois. “O álcool é uma substância que depleta o nosso sistema nervoso central. Por depletar, o álcool diminui capacidades cognitivas como atenção e a percepção da realidade. Isso, infelizmente, vai fomentar a probabilidade e a possibilidade de ocorrência desses acidentes”, complementou. 

E essa conduta do consumo de álcool e direção veicular é um fator decisivo na ocorrência de acidentes de trânsito fatais, conforme reiterou a integrante da CPTran. “Infelizmente, o que temos verificado, diante das nossas fiscalizações, é que esses acidentes, quando estão relacionados ao consumo de bebida alcoólica e a outras substâncias que mexem com a percepção da realidade, são, via de regra, fatais”, evidenciou.  

Campanha Eu Sou o Trânsito

Durante o mês de setembro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Detran/SE e CPTran da Polícia Militar estão apresentando a ‘Campanha Eu Sou o Trânsito’ reforçando a importância dos cuidados de todas as pessoas – condutores de veículos, pedestres e ciclistas – para um trânsito seguro. A campanha está sendo realizada no mês de setembro em alusão à ‘Semana Nacional do Trânsito’, que acontece entre os dias 18 e 25. 

Também apoiam a campanha Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (Capital e interior) e Grupo Energisa.

Deixe seu comentário