• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Elese debate cenário vivenciado por quadrilhas juninas em Sergipe

Na última semana – quinta-feira, dia 15 – , a Assembleia Legislativa de Sergipe, por intermédio da Escola do Legislativo ‘João de Seixas Dória’, realizou mais uma edição do Projeto ‘Quintas Negras – Xirê dos Saberes’. O auditório da Elese sediou a palestra: ‘Quadrilha Juninas: inclusão ou exclusão?’.

O mestrando em Culturas Populares pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Elói Filho, conduziu a atividade.

✅ Clique aqui para seguir o canal do LCEV no WhatsApp

Durante o encontro foi destacada a importância da quadrilha junina como manifestação cultural, além dos impactos diretos nas transformações sociais.

“O período junino hoje abre espaço para diversos segmentos da sociedade integrarem a atividade, se manifestar e até reivindicar. Abre espaço ainda para movimentos feministas, LGBTQIA+, entre outros. Nesta oportunidade, estamos discutindo a transformação social causada pelas quadrilhas”, frisou o palestrante.

As quadrilhas juninas surgiram na Europa e foi trazida ao Brasil pela corte portuguesa. “Assim que chegou ao Brasil, a quadrilha junina passou a ter uma identidade agrária a partir do século XIX. Desde esse período ela começou a provocar transformações e se tornou cada vez mais popular”, acrescentou Elói Filho.

Para o diretor pedagógico da Elese, Carlos Vinícius, é preciso que os estudantes e a sociedade em geral tenham mais conhecimento da cultural regional. “Estamos trazendo no Quintas Negras a vertente da cultura junina. Isso é de uma importância significativa, pois muitas vezes nas escolas estes estudantes não têm acesso ao debate ou palestras que abordem temáticas como: racismo, preconceitos e todo o contexto social de cidadão”, finalizou.

Por Júnior Matos/Agência de Notícias Alese

Deixe seu comentário