Durante sessão plenária, na manhã desta quinta-feira (27), a deputada Linda Brasil (PSOL), defendeu algumas categorias, entre elas, das empregadas domésticas, em comemoração ao seu dia. A parlamentar também pediu atenção para os cuidados, proteção e preservação dos animais, em alusão ao Abril Laranja.
“Mesmo com essa conquista, os trabalhadoras e trabalhadores domésticos, é uma categoria ainda discriminada. Muitas pessoas não conseguem trabalhos domésticos, e outras por conveniência e egoísmo, procuram quando somente precisam dele. É importante que não esqueçamos o perfil demográfico dessa população, que ainda é majoritariamente formada por mulheres negras. Não podemos deixar de mencionar que em pleno 2023, há domésticas passando por situações de péssimas condições de trabalho, análogas a escravidão. É importante que reconheçamos a importância desses trabalhadores e trabalhadoras, que atuam no ambiente doméstico”, disse a parlamentar.
Abril Laranja
A deputada chamou a atenção para o mês de conscientização e cuidados com os animais. “O intuito do Abril laranja é estimular a prevenção de atos de crueldade contra animais, alertando e conscientizando a população, sobre os cuidados que devemos ter com os animais. Devemos aproveitar este mês para lembrar dos respeitos e cuidados que devemos ter com todos os animais, não humanos, inclusive os que estão dentro da produção agropecuária”, afirmou Linda Brasil.
Audiência Pública
A parlamentar convidou os presentes, para Audiência Pública de sua autoria, que vai ocorrer amanhã (28), às 9 horas, no plenário da Alese, com o Tema: Participação Popular na Construção de Políticas Públicas para a Pesca Artesanal. O evento vai contar com a participação do Secretário Nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, que vai apresentar propostas do Governo Federal, para as marisqueiras, pescadoras e pescadores artesanais.
Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese