Aperfeiçoar os protocolos de realização de procedimentos mais complexos de tomografia computadorizada, a exemplo de exames de angiotomografias, TA-GT de joelho, exames tomográficos contrastados, dentre outros. Esse foi o objetivo de treinamento proporcionado pelo Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) a colaboradores que atuam na Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) da unidade hospitalar.
O segundo treinamento de aplicação no serviço de tomografia também oportunizou que os técnicos/tecnólogos em radiologia e médicos radiologistas sanassem dúvidas quanto ao funcionamento e operação do equipamento de tomografia do hospital. O treinamento aconteceu entre os dias 23 e 27 de janeiro, contando com a presença de instrutor de aplicação do fabricante e fornecedor do tomógrafo do Hospital Universitário de Lagarto.
Participaram do treinamento 11 colaboradores da UDI, dentre técnicos em radiologia, tecnóloga, físico médico e médicos radiologistas. No treinamento foram abordados temas como a otimização do fluxo de trabalho, execução de exames tomográficos de rotina, exames contrastados e exames complexos como angiotomografia, além de aperfeiçoamento na reconstrução, processamento e manipulação das imagens nas estações de operação e de laudos.
Habilidades teóricas e práticas
“O treinamento objetivou o aprimoramento das habilidades teóricas e técnicas imprescindíveis para o aperfeiçoamento dos profissionais da radiologia do hospital, o que reflete consequentemente na melhoria e qualificação da assistência”, ressaltou Ândria Almeida Silveira, chefe da UDI do HUL-UFS.
Para a tecnóloga em Radiologia Keila Henrique Lisboa, o treinamento foi essencial para o aprimoramento das habilidades dos profissionais que atuam no setor. “E contribui tanto para a empresa quanto para os colaboradores do HUL”, disse.
O físico médico Danillo Menezes Oliveira, por sua vez, destacou que a 2ª Aplicação serve para que os profissionais possam aprimorar suas habilidades com o equipamento, retirar as principais dúvidas e otimizar os protocolos e processos. É possível notar que os objetivos foram atingidos e o principal beneficiário disso tudo é o paciente”.
As ações de treinamento continuado proporcionados pela Unidade de Diagnóstico por Imagem da unidade hospitalar também contou no ano passado com a realização da capacitação interna ‘Atuação na Tomografia Computadorizada’, oferecida a técnicos em radiologia com pouca experiência em tomografia computadorizada. O treinamento foi realizado por técnicos do próprio hospital. Ao longo de 2022 foram realizadas 5.940 Tomografias Computadorizadas na unidade hospitalar.
Assessoria