Rafaela Alves dos Santos foi arrastada por uma esteira e esmagada por motor de equipamento usado para espremer batatas. Caso ocorreu em fábrica em Perdizes, na madrugada desta quinta-feira (17).
A vítima do triste acidente em uma fábrica de batatas em Perdizes era a jovem Rafaela Alves dos Santos, de 24 anos. Ela morreu ao ser esmagada por uma máquina usada para amassar o legume na madrugada desta quinta-feira (17).
Rafaela nasceu na cidade de Estância (SE), mas a família mora em Santa Luzia do Itanhy (SE). A jovem era formada em técnica de enfermagem, mas não exercia a profissão.
Segundo Carla Cristina Dias Alves, mãe da jovem, ela havia se mudado para Perdizes em maio deste ano junto com a irmã mais velha e dois primos.
“Ela foi atrás do futuro, estava atrás dos sonhos dela, que era trabalhar na área dela e cuidar de mim”, contou Carla ao g1.
Após chegar à cidade mineira, Rafaela foi contratada por uma empresa terceirizada e prestava serviços na unidade da Bem Brasil Alimentos. Em nota, a empresa lamentou a morte da funcionária. Veja abaixo a íntegra do posicionamento.
“Rafaela era o meu xodó. As minhas outras filhas tinham ciúmes, porque a gente tinha uma conexão muito extraordinária. Era uma menina carinhosa, vaidosa gostava muito de se arrumar, comprar sapato, roupa, perfume”, continuou a mãe.
“Todo dia de manhã ela me mandava mensagem com ‘bom dia meu amor’. Hoje eu não tive o bom dia dela”.
Carla contou ainda que soube do acidente por meio da imprensa mineira e que não recebeu explicações da empresa sobre o que provocou o mau funcionamento da máquina.
Ela também relatou dificuldades para levar o corpo para Sergipe e disse que contou com o apoio da população da cidade para arcar com as passagens e conseguir transportar a outra filha e a sobrinha que moravam com Rafaela.
“Eu só tenho a agradecer a todos que nesse momento estão me ajudando de qualquer forma. Que eles possam liberar logo o corpo dela e trazer para casa para eu ficar um pouquinho com ela e matar minha saudade e, assim que amanhecer, dar um enterro digno a minha filha”, completou a mãe.
O acidente
Segundo a Polícia Militar (PM), testemunhas contaram que a funcionária caiu em uma esteira transportadora e foi esmagada pelo cavalete do motor redutor da máquina. A empresa em que ela trabalhava é uma fábrica de batatas.
A vítima estava realizando a separação de detritos e de batatas. Ela estava em cima da esteira que move o alimento. Porém, o maquinário estava desligado. Em um determinado momento o equipamento ligou e arrastou a jovem até a máquina que esmaga o alimento.
O local do acidente foi isolado. Em nota, a Polícia Civil informou que realizou perícia no local e o corpo da vítima foi encaminhado para o Posto Médico Legal.
Ainda não se sabe o que causou o acionamento da esteira.
O que diz a empresa
“Com pesar, a Bem Brasil lamenta a ocorrência com óbito de colaboradora de empresa terceira contratada, que presta serviços à Bem Brasil no município de Perdizes/MG. O ocorrido aconteceu na noite desta quarta-feira (16/11). Seguindo sua política de segurança do trabalho, a Bem Brasil já iniciou o processo de apuração da causa juntamente com os órgãos competentes.”
O corpo da da sergipana, Rafaela Alves dos Santos, de 24 anos, vítima de um acidente em uma fábrica no município de Perdizes (MG) chegou ao estado de Sergipe, no final da tarde desta sexta-feira (18). Ela morreu ao ser esmagada por uma máquina usada para amassar batata.
Por Juliana Kopp e Luís Fellipe Borges, g1 Triângulo e Alto Paranaíba — Perdizes