Reanimação cardiorrespiratória, desobstrução de vias aéreas de crianças e adultos, avaliação de respiração da vítima de acidente ou mal súbito, estancamento de hemorragias, proteção de ferimentos ou queimaduras e manejo de pessoas picadas por animais peçonhentos. Estes foram alguns dos temas presentes no treinamento sobre primeiros socorros promovido pelo curso de Enfermagem da Faculdade Ages de Lagarto, instituição pertencente à Ânima Educação, para 45 atiradores do Tiro de Guerra TG 06-015. A ação, que ocorreu no fim do mês de setembro, envolveu estudantes do oitavo semestre e terá uma segunda etapa nos dias 10 e 11 de outubro com a continuidade das atividades.
Acompanhados pelo professor Wellington Pereira e o preceptor Elvis das Neves, os estudantes cumpriram com o programa padrão de instrução que possibilita passar noções básicas na busca do aprimoramento das habilidades dos atiradores em primeiros socorros. “Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas para proporcionar cuidados imediatos a alguém ferido de forma segura, visando um atendimento básico ou emergencial às vítimas em situações adversas”, explica o professor.
Responsável pelo Tiro de Guerra 06-015, o 1° Sargento Wilton Ferreira diz que a parceria entre as instituições “promovem um bem comum para a sociedade civil. De forma especial, quero agradecer à Faculdade Ages na pessoa de Eduardo Alves, gerente do Campus, por colaborar com a formação dos nossos atiradores. Ressalto a importância do apoio prestado, conduzido com maestria e profissionalismo”.
Fonte e fotos: Assessoria