Nesta terça-feira (4), o Tribunal Superior Eleitoral, através do ministro Sérgio Banhos, votou favorável aos recursos apresentados por Eliane Aquino sobre sua candidatura. Com a decisão, Sergipe pode ter alteração no nome da lista de deputados federais eleitos.
A candidatura de Aquino foi impugnada e, por isso, os votos que recebeu ficaram sob judice. Agora, eles serão recontados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), “a decisão será encaminhada para a comissão de apuração da eleição, que vai determinar a retotalização dos votos, com isso, haverá uma mudança”.
A alteração pode deixar o delegado André David (Republicanos) de fora da lista de deputados federais eleitos em Sergipe e ceder o cargo para João Daniel, que foi o candidato mais votado do PT.
No entanto, como vai ficar, só poderá ser confirmado após a recontagem, que deve ser feita amanhã. “A justiça foi feita e o que eu digo desde o começo se comprovou: não fiz nada de errado e só tenho orgulho da minha vida pública”, disse Eliane nas redes sociais.
O caso
O TSE investigava a participação de Aquino em cargos de direção em conselhos deliberativos de quatro órgãos públicos: Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES/SE).
Segundo o TRE/SE, é necessário que os candidatos renunciem a cargos diretivos quatro meses antes do pleito em entidades representativas de classe.
Fonte: Portal A8