O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, a presença do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fausto Leite, para assinatura de um convênio entre as duas instituições, para a execução de um programa de estágio curricular obrigatório.
Com a parceria, os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFS poderão realizar estágio curricular obrigatório nas dependências do Ibama, assim como em seus programas, projetos e atividades, atendendo às necessidades e especialidades do seu campo de ação.
“Nossos alunos vão ter condições de utilizar a estrutura que hoje o Ibama tem aqui em Sergipe, aperfeiçoar ainda mais o conhecimento que eles estão aprendendo na universidade. E, em contrapartida, alunos e professores vão contribuir com as ações do dia-a-dia do instituto”, afirma Valter.
“A gente só consegue oferecer isso aos alunos com a confiança dos parceiros. Então sempre agradecemos aos parceiros que confiam na universidade, que abrem suas portas para que nossos alunos possam aprender e contribuir com a execução, dentro do seu processo de formação”, acrescenta o reitor.
“Só tenho a agradecer a Universidade Federal de Sergipe, esse local tão querido, pela parceria. Nós somos também um órgão federal, é interessante essa união. Nós temos as superintendências todas juntas, dos órgãos federais, e vindo a UFS fazer parte dessa união com a força federal demonstra muito carinho”, diz Fausto Leite.
“O Ibama não é só fiscalizador, é um órgão de proteção ao meio ambiente, então essa parceria que o Ibama procura na UFS, e vice-versa, é uma parceria em defesa do meio ambiente, porque é melhor preservar, conscientizar, do que multar as pessoas”, completa o superintendente.
Áreas
Segundo a pró-reitora de extensão, Sueli Pereira, serão beneficiadas diversas áreas de formação da UFS: Geografia, Administração, Direito, Biologia, Contabilidade, Jornalismo, Ciência da Computação, Biologia, Engenharia florestal e Veterinária.
“A ideia é fortalecer com essa parceria a participação dos discentes, fazendo os estágios obrigatórios nos espaços do Ibama, onde são oferecidas várias oportunidades, em diversas áreas. O aluno tem então essa possibilidade de ampliar conhecimento de forma prática, convivendo com as realidades de sua própria área na lida do estágio em seu dia-a-dia”, diz Sueli.
Fonte: Ascom/UFS