TSE mantém inelegibilidade de Valmir de Francisquinho, candidato ao governo de Sergipe

A defesa informou que vai aguardar o julgamento dos embargos de declaração, que já foram impetrados, medida adotada para esclarecer dúvidas da defesa em relação à decisão.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, decidiu nesta segunda-feira (29), manter a inelegibilidade do candidato ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).

✅ Clique aqui para seguir o canal do LCEV no WhatsApp

Com esta decisão, Valmir permanece inelegível por oito anos pela prática de abuso de poder econômico nas eleições de 2018. Na época, Valmir era prefeito do município de Itabaiana, e de acordo com o julgamento do TRE-SE, confirmado pelo TSE, participou em excesso da campanha do filho, que era candidato à deputado estadual.

No início do mês, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Superior (STF), negou o pedido da defesa de Valmir de Francisquinho para suspender a decisão do TSE. A negativa, segundo o documento, ocorreu porque a decisão do TSE ainda não havia sido publicada.

A publicação do acórdão aconteceu na semana passada, a defesa recorreu, mas a decisão da Corte foi mantida.

A defesa informou que vai aguardar o julgamento dos embargos de declaração, que já foram impetrados, medida adotada para esclarecer dúvidas da defesa em relação à decisão.

O que diz a coligação partidária de Valmir
Através de nota, a Coligação o Povo Quer, composta pelos partidos PTB, PL, Patriota, Pros e PMN e Valmir dos Cantos costa, candidato ao cargo de governador do estado de Sergipe, informou que aguardam, com serenidade, o julgamento dos embargos de declaração que foram interpostos perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O texto diz ainda, que a referida decisão em nada altera o pedido de registro de candidatura ao governo do estado de Sergipe e a estratégia jurídica anteriormente adotada. E que o candidato Valmir de Francisquinho continuará praticando todos os atos de campanha previamente agendados. Por Leonardo Barreto, g1 SE

NOTA DE ESCLARECIMENTO (VALMIR DE FRANCISQUINHO)

A COLIGAÇÃO O POVO QUER, composta pelos partidos PTB, PL, PATRIOTA, PROS e PMN e VALMIR DOS SANTOS COSTA, candidato ao cargo de governador do Estado de Sergipe, considerando a decisão denegatória de liminar do Exmo. Min. Alexandre de Moraes, vêm informar ao público que aguardam, com serenidade, o julgamento dos Embargos de Declaração que foram interpostos perante o Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Referida decisão em nada altera o pedido de registro de candidatura ao governo do Estado de Sergipe e a estratégia jurídica anteriormente adotada.

Importante registrar que o candidato VALMIR DE FRANCISQUINHO continuará praticando todos os atos de campanha previamente agendados.

Por acreditarem nas instituições e em atenção ao carinho do povo sergipano, divulgam-se estes esclarecimentos na esperança de que a justiça seja feita e os recursos pendentes venham a ser brevemente julgados.

Aracaju/SE, 29 de agosto de 2022.

Deixe seu comentário