Os jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino têm até este sábado, 4, para fazer a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. As inscrições são gratuitas e iniciaram-se no dia 24 de maio, a ser feita por meio do site do Inep. A aplicação das provas ocorrerá em 28 de agosto, tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental, em todos os estados e no Distrito Federal.
A novidade para o público participante do Encceja 2022 é que a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) estará disponibilizando por esses dias, no Portal Seduc, uma série de recursos e atividades que possibilitem aos inscritos uma melhor compreensão dos temas abordados em cada área do conhecimento.
“Considerando o compromisso da Seduc de oferecer condições de acesso ao conhecimento e de escolarização a toda a sociedade sergipana, nesse momento é preciso um empenho coletivo entre todos os diretores, coordenadores pedagógicos e professores, de forma a garantir suporte tecnológico e, sobretudo, orientações de estudos aos jovens, adultos e idosos que buscarem auxílio nas escolas da nossa Rede Pública Estadual”, é o convite da professora Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação da Seduc.
Os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, para o qual deseja solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou mesmo a declaração parcial de proficiência. A indicação não está condicionada à unidade da Federação de residência do participante, podendo este escolher uma das opções apresentadas na inscrição.
Em Sergipe, as provas do Encceja 2022 acontecerão nos municípios de Aracaju, Canindé do São Francisco, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, São Cristóvão e Simão Dias. De acordo com o professor Edson Aragão, coordenador da Divisão de Exames Supletivos (Diex/Seduc), quem tiver dificuldade para fazer a inscrição pode contar com o apoio de um técnico do órgão presencialmente ou pelos contatos 3194 3371 e [email protected]
“Reforçamos a necessidade de todos os participantes fazerem a leitura do edital antes da inscrição, a fim de que tomem conhecimento das regras sobre o processo. As inscrições deverão ser feitas por meio do site do Inep, e quem tiver alguma dificuldade, pode obter auxílio técnico da Divisão de Exames Supletivos, localizada na sede da Seduc, no horário das 7h às 13h”.
Confira o edital: https://bit.ly/3sCQmHS