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Peritos do INSS em Sergipe entram em greve

Faixa na frente da agência do INSS em Lagarto informa sobre greve (Foto: José Cláudio / Lagarto Como eu Vejo)

Médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe entraram em greve nesta quarta-feira (30). A informação confirmada por funcionários do órgão, que no estado funciona com 30% do efetivo em virtude da greve por parte de servidores técnicos e analistas, que ocorre há três dias. Em Sergipe há 25 peritos em atuação.

Usuários de Lagarto e de outras cidades que tinham consultas marcadas e procuraram a agência do município não foram atendidos, o mesmo aconteceu para quem tinha consulta marca em Aracaju.

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Segundo o Sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev), em todo o país, são quase 3 milhões de requerimentos na fila. O movimento tem por objetivo principal a reestruturação do INSS, com concurso público para o órgão, além de melhorias de salários e carreira. A greve faz parte de uma ação nacional, que teve início no último dia 23.

Como reagendar atendimento

Mesmo sem uma data para o fim da greve, é possível reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Outra opção é acessar o site ou Meu INSS e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência.

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição.

Pelo app também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135.

Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento ao local. O segurado pode solicitar, ainda, que o serviço seja reagendado pelo atendente – e depois confirmar a remarcação pelo 135, pedindo número de protocolo.

Por LCEV, com informações do G1

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