Esta é a segunda paralisação do grupo este ano em cobrança a questões salariais.
Rodoviários do Grupo Modelo, que faz parte do transporte público da Grande Aracaju, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (14) para cobrar o salário atrasado do mês de janeiro. Eles estão reunidos em frente à garagem do grupo, na Avenida Tancredo Campos, Bairro Porto D’antas, na capital.
Nas primeiras horas da manhã já era possível notar terminais cheios de usuários à espera dos ônibus.
Esta é a segunda paralisação do ano realizada por funcionários do grupo. No dia 13 de janeiro, eles pararam as atividades contra o não pagamento das férias, do 13° salário, e do FGTS, que há dois anos não era depositado.
O grupo abrange as empresas Halley, Capital e Modelo, que têm 30 linhas distribuídas em 156 ônibus. Segundo uma nota enviada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), o déficit é de 29 linhas e 144 ônibus nesta segunda.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que já entrou em contato com as demais empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo e ônibus extras foram colocados em operação.
O Setransp voltou a falar sobre a necessidade de aporte governamental ao setor com alternativas que contribuam para com a manutenção da prestação do serviço. Rodoviários do Grupo Progresso também vêm realizando manifestações desde o ano passado contra atrasos salariais. Em novembro, cerca de 250 foram demitidos.
Por: g1/se