Alerta de cheias já havia sido dado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco.
O município de Telha registrou transtornos, nesta sexta-feira (21), com alagamentos provocados pelo aumento da vazão do Rio São Francisco. O alerta da possibilidade de cheias já havia sido dado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
Até o dia 24 a vazão da Hidrelétrica de Xingó deve aumentar para 4 mil metros cúbicos por segundo. O aumento foi anunciado pela Chesf, em 11 de janeiro, através de uma carta circular.
Segundo a Chfesf, as cheias no rio são decorrentes das fortes chuvas em Minas Gerais, onde o Rio São Francisco nasce. Até o dia 24 a vazão deve chegar até 4 mil metros públicos por segundo.
A Prefeitura de Telha informou que há mais de duas semanas a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) vem notificando os donos de residências, bares e restaurantes sobre o risco de inundação da localidade.
A administração municipal disse ainda que vem dando total assistência para retirada de utensílios e maquinários dos comerciantes que estão instalados na região e que está acompanhando todo o processo de cheia do rio.
Munícipios que foram alertados sobre possível alagamentos:
Amparo do São Francisco
Brejo Grande
Canhoba
Canindé do São Francisco
Gararu
Ilha das Flores
Monte Alegre de Sergipe
Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora da Glória
Neópolis
Poço Redondo
Porto da Folha
Propriá
Telha
Fonte: g1/se