• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Goretti Reis destaca aprovação do piso nacional dos enfermeiros

Dep Goretti Reis 05 05

Na sessão plenária desta da última quinta-feira, 5 de maio, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) utilizou o pequeno expediente para destacar a aprovação do Projeto de Lei 2564/20 que fixa o piso nacional salarial  de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras. 

“É um avanço e conquista na luta de anos da categoria da enfermagem em fazer valer às 30 horas e em fazer valer o piso da categoria atrelada à carga horária. Vimos uma vitória. Fiz questão de assistir a votação de ontem, pois foram 449 votos a favor e 12 contra. Infelizmente ainda houveram 12 parlamentares que votaram contra a categoria que mais do nunca merecia essa valorização. Parabenizamos a todos que durante anos lutaram para que isso um dia viesse a acontecer. Participei de muitos movimentos em Brasília, utilizei por diversas vezes essa tribuna para abordar o tema e fico muito feliz que a aprovação ocorreu no mês de maio, porque dia 12 de maio é celebrado o Dia do Enfermeiro e ter esse reconhecimento neste período com a proximidade das ações da Semana Nacional da Enfermagem é bastante válido além disso, sabemos que boa parte deste grupo é formado por mulheres. Parabéns a todos os movimentos, sindicatos, conselhos e parlamentares que abraçaram a causa e a bancada de Sergipe por ter sido unânime na aprovação e apoio da categoria. Agora é cobrar para que esse direito não fique só no papel e as instituições cumpram a decisão voltada aos trabalhadores da enfermagem”, frisou.

Piso aprovado

O projeto aprovado pela Câmara dos Deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente, aos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Por Shis Vitória/Alese
Foto: Jadilson Simões

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

Deixe uma resposta