Chuvas vão se intensificar na 2ª quinzena deste mês

Chuvas, tempo nublado e calor tem se tornado uma constante na região da Grande Aracaju e em muitos municípios do interior. E, de acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, o outono é a estação que concentra a maior quantidade de chuvas que são as mais volumosas em pouco tempo, por isso, a média em algumas localidades deverá ultrapassar os 300 mm.

Overland Amaral disse que até Junho deverá ter chuvas bem significativas “Nesse período, elas podem ser provocadas por diversos fenômenos meteorológicos, como frentes frias e a própria umidade do ar. Por conta do calor associado ao Verão, e como aqui no litoral houve um número maior de dias sem chuva, uma umidade natural que vem do Oceano Atlântico encontrou com o calor gerando essas chuvas”, explicou Overland.

Além da capital o período chuvoso deve se concentrar também na região do Centro Sul e Alto Sertão. “A partir da segunda quinzena de abril até maio teremos um sistema que vai elevar as chuvas; os sistemas de zonas de convergência intertropical, associado à zona de convergência do Atlântico Sul, causando a instabilidade climáticas. Esses dois sistemas têm favorecido e vão favorecer ainda mais as chuvas, elevando os índices de prestação. Ou seja, elas ficarão mais frequentes. Deverão entrar o mês de abril com uma frequência maior. E deve atingir o mês de maio também com o máximo de prestações em todo o estado”, diz.

Jornal da Cidade

Os comentários desta postagem não representam a opinião do LCEV. A responsabilidade é do autor da mensagem.