Sergipe tem 12 mil vacinas contra febre amarela, divulga Ceadi

COMPARTILHAR

A Central Estadual de Armazenamento e Distribuição dos Imunobiológicos (Ceadi) informou nesta quarta-feira (25) que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem estoque de 12 mil doses da vacina contra febre amarela. Apesar de Sergipe estar em uma área sem recomendação de vacina o pedido de reforço de estoque será feito no Ministério da Saúde.

“Independente desse estoque, uma nova solicitação de três mil doses contra febre amarela será feito ao Ministério da Saúde na quinta-feira (26). Os pedidos são feitos mensalmente ao Governo Federal, que estipula a data em que cada estado brasileiro receberá a sua cota. O novo lote deve chegar em meados de novembro”, explicou a enfermeira Lícia Nole, responsável pela distribuição das vacinas destinadas a todos os municípios sergipanos.

A enfermeira do Ceadi informou que um comunicado será enviado ao Ministério da Saúde sobre o aparecimento de vários animais da espécie Callithrix, conhecidos como sagui ou mico, doentes ou mortos. O fato foi registrado na segunda-feira (23) em um condomínio do Conjunto Rosa Elze em São Cristóvão (SE).

“Garantimos que dispomos de um quantitativo capaz de suprir as necessidades do estado caso haja qualquer possibilidade de surto, o que não está confirmado”, destacou Lícia Nole.

De acordo com o comunicado da Ceadi, informações da Diretoria de Vigilância em Saúde de São Cristóvão apontam para a suspeita de envenenamento desses animais. O órgão assegura que realizou a coleta do material e que será analisado no Laboratório Central de Saúde do Estado de Sergipe (Lacen).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here