Governo apresenta plano de expansão da banda larga de Sergipe

COMPARTILHAR

O Governo de Sergipe apresentará na próxima segunda-feira, 05, no Palácio dos Despachos, às 11h, o projeto de expansão da banda larga no estado. O evento contará com a participação do Cônsul Geral dos Estados Unidos em Recife, Brasil, Richard Reiter, e de representantes da empresa americana PTS Data Center Solutions – responsáveis pela elaboração do projeto, que serão recebidos por autoridades e técnicos do Governo.

Coordenado pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), sem custo para o governo estadual, o projeto de ampliação da rede banda larga de alta velocidade prevê maior eficiência na prestação de serviços públicos, principalmente na área da saúde, da educação e da segurança, abrangendo todos os municípios sergipanos. Paralelo a essa iniciativa, o Governo de Sergipe, junto à empresa PTS, também viabilizará um Data Center que ofereça uma maior segurança de dados.

Na área da saúde, o projeto prevê a implantação de uma rede mais ágil, que interligará as unidades de pronto atendimento, urgências e postos de saúde, permitindo o uso de novas tecnologias na telemedicina. Para a educação, será proporcionada uma ampla inclusão digital, através da conexão entre todos os municípios sergipanos, levando banda larga de alta velocidade a telecentros públicos e escolas. Na segurança, a proposta será por uma melhor interligação entre delegacias e órgãos de segurança, monitoramento por câmeras, reduzindo o tempo de resposta para solução de delitos e, consequentemente, diminuindo índices criminais.

Além dos serviços públicos, o Plano de modernização e expansão de TI de Sergipe possibilita uma parceria do Governo com o setor privado, objetivando melhorias na rede de telecomunicações de empresas que podem repassar um serviço de maior agilidade no acesso à internet ao consumidor final, seja ele empresarial e/ou residencial.

Produção

A PTS Data Center Solutions foi a empresa vencedora da licitação promovida pela USTDA, passando a ela a responsabilidade pela criação, iniciada em fevereiro deste ano, dos projetos de implantação de rede banda larga de alta velocidade e segurança, além da criação de um Data Center.

Para execução destes projetos, a PTS contou com o apoio dos técnicos da Emgetis, que acompanharam diuturnamente a equipe da empresa na avaliação da estrutura de TI do estado, visitando secretarias e levantando suas respectivas necessidades. Na medida em que as informações foram colhidas, relatórios intermediários foram produzidos para auxiliar o governo a prosseguir no melhor caminho em relação à aplicação da tecnologia na administração pública estadual.

Faça seu comentário