Hospital Regional de Lagarto volta a atender grande número de vítimas de quedas e de violência no trânsito

COMPARTILHAR

O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, voltou a atender um grande número de vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados e escadas, no último final de semana. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira, 15, e o domingo, 17, pelo menos 50 pessoas vitimadas por quedas deram entrada no Pronto Socorro.

Em comparação ao final de semana anterior, entre os dias 8 e 10 de julho, quando foram atendidas na unidade 41 vítimas por quedas, o número registrado entre a sexta-feira e o domingo passados foi superior em torno de 22%. Esse é um dos principais motivos que levam muitas pessoas a procurarem diariamente o Serviço de Ortopedia do HRL, referência para o Centro-Sul de Sergipe e de municípios de outras regiões do Estado.

É o caso da lavradora Ivone Maria da Silva, de 26 anos. Nesta segunda-feira (18), ela acompanhava o filho M.S.C., 12 anos, que há cerca 15 dias fraturou a perna direita em uma partida de futebol. “Há duas semanas ele estava jogando bola e acabou quebrando a perna. Aqui fizeram o raio-X e colocaram o gesso. Essa já é a segunda revisão que ele faz”, explicava a lavradora, enquanto esperava ser atendida no setor ortopédico, já com o resultado de um novo exame radiológico. “O atendimento aqui é muito bom”, atestou a agricultora.

Trânsito

Em todo fim de semana, de acordo ainda com os dados do Hospub, o HRL assistiu 584 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O número de vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL, no mesmo período, também foi bem maior, se comparado ao final de semana anterior, quando o Pronto Socorro da unidade havia assistido 14 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos.

Entre a sexta-feira e o domingo passados, foram atendidas 37 vítimas de violência no trânsito, representando um aumento de 164% na comparação com o fim de semana anterior. Somente os acidentes motociclísticos foram responsáveis por 28 desses atendimentos. Além destes, o Pronto Socorro do Hospital Regional de Lagarto ainda assistiu oito usuários que sofreram atropelamentos e um por acidente automobilístico.

Em relação à violência urbana, os plantões entre a sexta-feira e o domingo passado transcorreram de forma tranquila, sem registro de atendimento a vítimas de agressões físicas, ferimentos por armas brancas e de fogo. No mesmo período, deram entrada ainda no HRL 16 pacientes com traumas diversos, um por picada de animal e 14 com quadro de intoxicação.

Cobertura

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

Por Tito Lívio de Santana

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here