Pré-Caju: Festa poderá perder um dia já em 2014

Pré-Caju: Festa poderá perder um dia já em 2014

Pré-Caju: Festa poderá perder um dia já em 2014

0 comentários 📅20 agosto 2013, 12:21

Em debate ocorrido na Câmara de Vereadores da capital, a redução da prévia para três dias (sexta, sábado e domingo) foi um ponto praticamente consensuado; segundo Lourival Oliveira, da ASBT, estuda-se meios de reduzir transtornos no trânsito e no local, com mudança na montagem das estruturas do Corredor da Folia; SMTT defende que festa aconteça na Avenida Delmiro Gouveia

images-cms-image-000330092

247 – O Pré-Caju poderá passar por modificações em breve, sendo que algumas alterações já poderão ser percebidas no próximo ano. A redução na quantidade de dias da festa é uma questão praticamente definida. E para 2015, a prévia carnavalesca poderá mudar de local. É o que foi discutido na sessão especial sobre o evento, realizada nesta segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores da capital.

O representante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Firmo, voltou a defender a retirada do Pré-Caju da Avenida Beira-Mar para outro local, em decorrência dos transtornos gerados para a mobilidade urbana, a acessibilidade, a perturbação do sossego e a poluição dos Rios Poxim e Sergipe. Ele defende que se crie uma mesa de negociação com representantes da sociedade civil e órgãos públicos estaduais e municipais para alcançar um consenso. As mudanças seriam válidas apenas para 2015, já que para 2014 a Prefeitura de Aracaju já autorizou a realização da festa na Avenida Beira-Mar.

O representante da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), Lourival Oliveira, falou que nunca esteve fechado ao diálogo e que se for para mudar de local a entidade está disposta a aceitar. Acrescentou que já para o próximo Pré-Caju há a possibilidade de se reduzir em um dia a realização da prévia; de não se obstruir as vias perpendiculares com manilhas, e sim com portões que só seriam fechados na noite do evento; de reduzir bastante a quantidade de dias de montagem e desmontagem dos camarotes e arquibancadas e de mudar a concentração e dispersão dos trios elétricos.

Além disso, Lourival Oliveira informou que existe a possibilidade de se estudar a mudança do Corredor da Folia – estruturas de arquibancadas e camarotes – para o lado contrário da via, desobstruindo, assim, a ciclovia e todo o calçadão da Av. Beira Mar. No entanto informa que a rede de energia de alta tensão pode inviabilizar essa pretensão.

O superintendente de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe, destacou que são muitos os transtornos causados no trânsito da capital em função dos quatro dias de folia. “É preciso repensar a situação e colocar em prática as alterações. Uma das medidas mais viáveis do ponto de vista da mobilidade urbana é transferir o Pré-Caju para a Avenida Delmiro Gouveia. Trata-se de uma via extensa e estruturada. Neste local, a festa vai causar menos impacto para o trânsito, principalmente para o sistema de transporte público que tem toda a rota alterada em função do evento”, disse ele, que também pediu a redução do número de dias da festa.

Comente usando o Facebook

Sem Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário

Deixe um comentário